segunda-feira, 6 de setembro de 2010

LUVAS

11) CALÇAMENTO DE LUVAS
O calçamento correto de luvas esterilizadas apresenta importante fator no controle de infecções pois evita possíveis contaminações dessas luvas pelas mãos do usuário. Consiste, basicamente em dois métodos. São eles :
  1. Método fechado :
  2. Com as mãos dentro da manga do avental cirúrgico, uma luva é apanhada e colocada sobre a palma da outra mão (os dedos da luva ficam apontados para o ombro do usuário). A extremidade do punho da luva que está sobre a palma é fixa por um dedo dessa mão e extremidade superior do punho da luva é colhida pelos dedos (cobertos pela manga do avental) da outra mão.
    O punho da luva é, então, puxado sobre a manga do avental tendo-se o cuidado de não dobrar a manga do avental para trás ou de expor os dedos dentro dela. À medida que a luva é colocada no punho os dedos são dirigidos para ela e essa é ajustada à mão.
    A outra luva é colocada da mesma forma, usando-se a mão já coberta para segurá-la.
  3. Método aberto :
Uma das luvas é segura em sua parte interna (dobra o punho) pela mão esquerda (fora da manga do avental do usuário). A mão direita é introduzida na luva que é, então, puxada para o lugar com a mão esquerda (o punho é deixado voltado para baixo).
Agora a mão direita, já enluvada, pega a luva esquerda introduzida na luva que é colocada no lugar (o punho fica numa posição voltada para baixo).
Após adaptar a manga ao punho, mantendo-se essa dobra no local com o polegar direito já coberto pela luva estéril, os dedos podem puxar com segurança o punho estéril da luva sobre a manga do avental.
Obs : Outro método existente é aquele em que um enfermeiro segura a luva aberta para quem a irá utilizar. A luva é segura com o polegar voltado para o receptor. A extremidade da luva é alargada de modo que a mão do usuário possa penetrar na mesma sem encostar na pessoa que a segura. O punho da luva é, então, puxado para cima sobre a manga do avental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário