sábado, 29 de outubro de 2011

SEXO

 5 dicas para falar de sexo com os filhos

Responda apenas o que for questionado, na medida em que a curiosidade aparece e de uma forma satisfatória para o seu filho


26/10/2011 - 11h43 - Atualizado em 26/10/2011 - 11h43
Essas dúvidas aparecem a qualquer momento e nem sempre os pais estão preparados para esclarecer todos os questionamentos,
Quando os pais menos esperarem podem surgir as temidas perguntas: de onde vem os bebês? O que é sexo? Eu também posso usar camisinha?

Essas dúvidas aparecem a qualquer momento e nem sempre os pais estão preparados para esclarecer todos os questionamentos dos pequenos. O pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, dá algumas dicas para se sair bem nessa hora.
1 - Nada de puxar o assunto

O primeiro passo é saber que essa conversa não deve ser proativa durante a infância. Responda apenas o que for questionado, na medida em que a curiosidade aparece e de uma forma satisfatória para o seu filho.

2 - Vale investigar

É importante entender o que a criança sabe sobre sexo para que as informações sejam passadas de maneira clara e de acordo com os valores da família. "Pergunte o que ele sabe sobre o assunto, aonde aprendeu. Agir de forma natural ajuda a criar uma relação de confiança e garante segurança para o filho", alerta Reibscheid.

3 - Camisinha, DST?s e gravidez

Se o seu filho perguntar sobre o uso de preservativos, explique que ele protege contra doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. É importante que a criança saiba que a gravidez surge de uma relação íntima sem proteção e que pode ser evitada. Mas nem pense em aproveitar o momento para sermões, isso pode confundi-lo.

4 - Não se incomode

Muitas vezes esse é um assunto muito mais delicado para os adultos do que para as crianças. Se o seu filho fizer a mesma pergunta várias vezes, não demonstre irritação. Repita a explicação quantas vezes forem necessárias. "Se a criança pergunta duas vezes a mesma coisa é porque ainda está com dúvidas", esclarece o pediatra.

5 - Ufa, passou. Mas até quando?

Não é porque a criança falou sobre sexo que está pensando em praticá-lo. Não há motivos para se preocupar. A infância é uma fase de descobertas e contos da carochinha como cegonhas e sementinhas não preparam o seu filho para a vida. A verdade é sempre o melhor caminho.
Fonte: gazetaonline - vida saudavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário