sábado, 1 de outubro de 2011

Câncer raro

Câncer raro é diagnosticado pela cor do olho
19/05 Os pais devem ter atenção sobre uma forma rara de cancer que pode ser detectada através de sinais no olho da criança. Os médicos alertam que a identificação da presença do tumor o mais rápido possível pode ser decisiva para o tratamento e esta pode ser feita com ajuda de uma mera fotografia.
O retinoblastoma, um tumor maligno da retina que afeta crianças com menos cinco anos de idade, pode levar à remoção do olho se houver demora no tratamento.
O sinal mais claro do retinoblastoma é um tipo de brilho branco na pupila do olho, causado pelo reflexo da luz do tumor na parte posterior do olho do bebê. Por isso, pode ser detectado em fotos do rosto da criança, especialmente quando a cor branca de um olho contrasta com a cor do outro olho.
A doença no Reino Unido afeta um em cada 20 mil bebês por ano e representa 3% dos tipos de câncer no país. Apesar da doença ser agressiva há resultados animadores de tratamentos. Cerca de 98% das crianças submetidas a tratamento sobrevivem, embora cerca de 80% das crianças afetadas acabam tendo o olho removido porque a maior parte dos casos não é diagnosticada cedo o suficiente.
Ashwin Reddy, cirurgião ocular infantil e perito em retinoblastoma do Royal London Hospital diz que o tumor é capaz de matar. E explica que detectar o reflexo branco ou brilho branco no olho pode fazer uma diferença vital porque, assim, o tumor não vai estar tão evoluído e não será necessário a remoção do olho.
A quimioterapia é o tratamento padrão para o retinoblastoma, mas também podem ser usados terapia a laser e radioterapia.
Crianças que acabam tendo de ter seu olho removido podem tê-lo substituído por um olho artificial aplicado seis semanas após a operação.
E os médicos reforçam a advertência para a necessidade de detectar os sinais da retinoblastoma ainda no estágio inicial.

Fonte: corpo saun

Nenhum comentário:

Postar um comentário