quarta-feira, 5 de outubro de 2011

TODDYNHO

Análise revela achocolatado com pH semelhante ao da soda cáustica

05/10/2011 às 12h40
R7

Os primeiros resultados de um teste feito no Rio Grande do Sul a partir de amostras do achocolatado Toddynho indicam um pH 13,3, índice muito alto para um alimento e próximo do registrado na soda cáustica.

O CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) informa em nota que até esta terça-feira (4) foram registradas 29 notificações de pessoas apresentando sintomas como sensação de ardência e irritação na mucosa da boca após a ingestão do achocolatado Toddynho, caixa de 200 ml.

Os casos estão espalhados por 12 municípios do Rio Grande do Sul.

O pH é um índice que vai de 0 a 14. Uma substância é neutra quando apresenta o pH 7, ácida para índices menores de sete e alcalinas quando forem maiores que sete, como é o caso da soda cáustica.

As amostras do lote L4 32 06:08, divulgadas na semana passada, com data de validade 19/02/12, foram as que passaram pelo teste no Lacen (Laboratório Central do Estado).

- Como os casos informados estão também se referindo a outros lotes, novas amostras estão sendo recolhidas e encaminhadas para análise.

O CEVS diz que comunicou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), uma vez que o produto tem distribuição nacional, e emitiu um alerta às autoridades sanitárias regionais e municipais de todo o Estado determinando a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista.

A orientação à população, segundo o órgão, é que ninguém deve consumir o achocolatado da marca Toddynho, caixa de 200 ml, de qualquer lote, até que resultados da investigação e análises demonstrem quais lotes estão impróprios para o consumo.

Caso tenha ingerido o produto, de qualquer lote, e tenha apresentado sintomas como os até agora relatados (sensação de ardência, irritação e/ou lesões na mucosa da boca), é preciso procurar atendimento médico.

Também é preciso entrar em contato com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150.

O produto precisa ser mantido na embalagem original, fora do alcance de crianças e, se aberto, em refrigeração.

Por meio de um comunicado, a PepsiCo, fabricante do produto, comunicou o recolhimento do lote L4 32 05:30 a L4 32 06:30, validade 19/02/12, do produto Toddynho Original, distribuído no Rio Grande do Sul.

- Devido a uma falha pontual do processo produtivo, cerca de 80 unidades estão impróprias para o consumo. Se você encontrar produtos deste lote, não os consuma e entre em contato com o SAC PEPSICO 0800 703 2222. Os produtos Toddynho não correspondentes ao lote acima identificado encontram-se em perfeitas condições para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário