sábado, 1 de outubro de 2011

Dentes de leite

Dentes de leite servirão no tratamento com células-tronco
curiosidades em saude:
14/01
As células-tronco são a opção para o tratamento de várias doenças no futuro. Muitos estudos estão sendo realizados com essas células e muita coisa boa já foi descoberta e ainda muita novidade está por vir. Um exemplo disso é que, neste ano, a Universidade de São Paulo (USP) pretende inaugurar o laboratório para obtenção de células-tronco a partir de dentes de leite.
Os dentes-de-leite, são em número de 20, dez em cada arcada. Dividem-se em grupos e cada grupo tem sua finalidade específica na mastigação. Os incisivos cortam, os caninos rasgam e os molares trituram. Isso caracteriza a necessidade da presença de todos os dentes, para que seja efetuada uma boa mastigação. Deve ser ressaltado que, nas dentes temporárias, não existe o grupo dos prémolares, que se encontram depois nos dentes permanente.
As células dentais serão capazes de regenerar tecidos não dentais. Os estudiosos estão buscando a formação de um dente inteiro no laboratório e a engenharia do tecido específica para que, assim, seja possível reparar a gengiva perdida após uma doença periodontal.

A odontóloga e tutora do Portal Educação, Christiane Toriy, explica que esse tipo de célula seria o correspondente à célula em seu estado inicial – sem forma nem função – e que dá origem a todas as outras células do corpo humano.
“É exatamente a sua capacidade de diferenciação que faz essas células serem tão importantes. A novidade está no fato de que elas também podem ser encontradas nos dentes. A polpa dos dentes decíduos é extremamente rica em células-tronco”, ressalta a tutora.
As células-tronco poderão auxiliar nos tratamentos que vão desde a Aids até a dor de dente. “Não podemos deixar de lado a polêmica que envolve o assunto. As células-tronco estão muito relacionadas com a questão da clonagem, que nos leva do campo da ciência ao campo ético/religioso”, finaliza Toriy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário